Sobre Blu-X

Blu-X é uma plataforma regional de listagem e negociação de instrumentos financeiros sustentáveis e inclusivos orientados para a economia sustentável (incluindo títulos azuis, títulos verdes, títulos sociais, títulos de sustentabilidade, entre outros). Tem como objetivo facilitar os investimentos em instrumentos financeiros públicos e privados orientados para capitalizar projetos inovadores focados na economia sustentável, com particular destaque para a economia azul; bem como desbloquear financiamento para intervenções de alto crescimento e alto impacto e apoiar a integração de Cabo Verde nos mercados regionais e internacionais.

A plataforma Blu-X irá conectar emitentes e investidores em títulos sustentáveis, bem como apoiará parcerias público-privadas, incluindo a conversão de dívida por natureza.

O Blu-X procura reforçar a posição de Cabo Verde como um pivot inter-regional, senão global. A plataforma pretende servir não só as necessidades de capitalização bolsista de Cabo Verde, mas também das regiões africanas e atlânticas em geral. Através da adesão de Cabo Verde à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como ao acesso privilegiado aos mercados dos Estados Unidas da América e da União Europeia, a plataforma procura atrair novos participantes no mercado, que vão desde investidores de impacto a corretores, gestores de fundos, PME’s e empresários.

Blu-X as a catalyst for SDG acceleration

Este projeto surge no quadro de iniciativas estratégicas de desenvolvimento
sustentável e da parceria entre a Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) e o Programa
das Nações Unidas (PNUD) em Cabo Verde, visando a produção de uma plataforma
de intermediação entre a procura e oferta de títulos sustentáveis, a fim de atrair
investimentos e recursos para objetivos estratégicos de desenvolvimento
sustentável, principalmente para a economia azul como um catalisador para a
aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A experiência do nascimento do mercado sustentável Cabo Verde, o contexto, as
fundamentações, as condições que propiciaram esta iniciativa e a parceria entre a
BVC e o PNUD, o potencial impacto na economia azul, o surgimento desta solução
foram transpostos num artigo publicado na rede do PNUD, visando contribuir para
uma abordagem semelhante em outras geografias, nomeadamente em como os
mercados de capitais, mesmo os mais pequenos, como o de Cabo Verde, podem
contribuir para a transformação estrutural dos países, integrado no processo de
desenvolvimento dos planos estratégicos nacionais e parte da rede de solução global
de desenvolvimento sustentável.

A parceria com o PNUD proporcionou parcerias com outros parceiros nacionais e internacionais, que têm em comum a preocupação ambiental, nomeadamente a Bolsa de Valores de Luxemburgo – Bolsa Verde de Luxemburgo, com quem a Bolsa de Valores de Cabo Verde celebrou um Memorando de Entendimento na área do financiamento sustentável, visando a mentora e troca de conhecimentos, reforço de capacidades, formações, acesso a mercados, entre outras.

Igualmente, a BVC celebrou um acordo com a Universidade Técnica do Atlântico que elaborou um Estudo de viabilidade sobre implementação de taxonomia azul em Cabo Verde que, por sua vez, resultou na elaboração de normas para a Emissão de Títulos Azuis em Cabo Verde e respetiva taxonomia azul.

É, também, parceiro da Bolsa de Valores de Cabo Verde o Banco Africano de Desenvolvimento que, numa perspetiva mais estratégica, através da gestão do Fundo Fiduciário para o Desenvolvimento de Mercados de Capitais, concedeu à BVC um financiamento com vista a dotar o país do primeiro Master Plan do mercado de capitais, bem como de uma infraestrutura tecnológica que estimule a liquidez do mercado secundário de títulos. Inevitavelmente, o mercado de títulos sustentáveis integrará o referido Master Plan.

Com vista à maior visibilidade da plataforma Blu-X, a Bolsa de Valores de Cabo Verde associou-se à Ocean Race tendo em consideração a escolha de Cabo Verde para receber uma das escalas da 14.ª edição da regata The Ocean Race, o que representa uma oportunidade única de promover a Bolsa de Valores de Cabo Verde e a plataforma Blu-X. 

BVC & PNUD: A PARCERIA DE SUCESSO

Os desafios de desenvolvimento sustentável, o impacto da covid19 na economia e a necessidade de soluções de facilitação de investimentos em instrumentos financeiros orientados para capitalização de projetos inovadores e sustentáveis na economia azul estiveram na origem da parceria entre a Bolsa de Valores de Cabo Verde e o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD), resultando numa plataforma de solução tecnológica e de mercado denominada plataforma Blu-X, que visa não só mitigar as vulnerabilidades internas de um pequeno estado insular em desenvolvimento (SIDS), mas, fundamentalmente, contribuir para aumentar a autonomia financeira e a resiliência diante de choques económicos externos.
Como resultado, por um lado, do exercício estratégico de pensar Cabo Verde “Ambição 2030” e subsequente Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável (PEDS) – que mapeia o potencial catalítico em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, por outro, do Quadro Nacional Integrado de Financiamento (INFF) para o desenvolvimento sustentável, identificou-se a plataforma Blu-X como uma solução inovadora com um potencial de contribuir para a mobilização de recursos sustentáveis para o financiamento da economia à escala nacional, regional e mesmo internacional

Visando a materialização desta solução, a BVC e o PNUD assinaram no dia 17 de março de 2021, o primeiro acordo de financiamento (LOA – Letter of Aggrement).
Os resultados desta parceria são visíveis, tendo-se verificado emissões sustentáveis para entidades públicas e privadas num montante total aproximado de 27 milhões de USD.
Para saber mais sobre o resultado da parceria entre a BVC e o PNUD aceda ao Relatório de Performance.

Atendendo aos resultados do primeiro acordo de financiamento e objetivando consolidar os ganhos conseguidos, foi celebrado um segundo acordo entre a BVC e o PNUD, no dia 28 de setembro de 2022.

BVC | DMCI © 2022. Todos os direitos reservados 

Endereço

Achada de Santo Antonio | Rua Largo Europa | C.P 115/A | Praia
bvc@bvc.cv
(+238) 260 30 30
www.bvc.cv

Newsletter da Blu-X